quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Assembleia "LUCRATIVA"

PATRIMÓNIO DA GRUA PASSA PARA A FREGUESIA de CANAS
GRUA (*) EXTINTA?
CENTRO ESCOLAR DE CANAS?
AUSÊNCIA TOTAL DE PROPOSTAS PARA O PLANO OBRAS CÂMARA 2015.
ASSEMBLEIA 3 PRESIDENTES?

Realizou-se em 30-09-2014 a sessão da Assembleia de Freguesia com seguinte ordem de trabalhos:
1- Apreciação e discussão de assuntos apresentados antes de entrar na ordem do dia 
2- Atividade da Junta de Freguesia. 

Foi dada posse a novo membro do MRCCS por renúncia do anterior titular.

O Secretário da junta (ex-presidente da junta e único membro da grua-presidente) apresenta um assunto para introduzir na ordem de trabalhos, diz respeito a uma proposta de doação do património da Grua para o património da freguesia, invocou vários motivos entre eles a inatividade da associação, a dificuldade em reunir por falta de elementos e a necessidade da regularização resultante do concurso público de uma concessão das piscinas património da grua feita pela junta. 

O presidente da assembleia submete a proposta a votação para aprovação, mas o secretário da mesa adverte que, primeiro trata-se de aprovar a introdução do assunto na ordem de trabalhos.Introduzida na ordem de trabalhos por unanimidade, a proposta de doação e respetiva aceitação pela assembleia, foi colocada à votação, antes, o presidente da assembleia apelou (!!!???) aos membros para que votassem favoravelmente pois era bom para Canas. 

Feito o apelo a proposta foi aprovada por unanimidade, passando o património da Grua, piscinas, área envolvente e café-restaurante para o património da freguesia. 

Ponto 1- O membro Aires Santos (PS) tomou a palavra para no âmbito das celebrações do centenário da morte do capitão homem ribeiro sugerir que se assinale o dia, dando o nome a uma rua de Vale de Madeiros, cabendo-lhe organizar este evento com a colaboração da junta expressa pelo presidente. 

Jorge Armando (PS) interveio para solicitar que se mude o nome a 2 ruas de Vale de Madeiros, justificando com a importância dessas individualidades para a localidade em vários domínios. A junta através do secretário lembrou que uma das ruas teve a oposição da maioria dos residentes e salientou também a problemática que se pode gerar nos registos das propriedades. O proponente lembrou que depois do 25 de abril se mudaram centenas de ruas e não foi pedida a opinião dos moradores, contudo, depois de ver um abaixo-assinado de oposição dos moradores de uma das ruas, desistiu da proposta. 

Carla Ramos (PS) referiu a problemática ocorrida com o fecho das eb1 para concluir que a assembleia deve pensar a sério na construção do Centro Escolar de Canas, voltou a reforçar a sua intervenção argumentando que as novas condições de ensino dos centros escolares são incontornáveis e mais ano menos ano tem que ser construído. Mais uma vez o secretário da junta interveio para dizer que: "não é possível ter as escolas abertas se construir o centro escolar”.(esta intervenção não foi transformada em proposta e por isso não foi votada).

De salientar que os membros da assembleia não procederam a qualquer intervenção, proposta ou sugestão de obras a incluir no GOP ( plano de obras da câmara para 2015)

Notas: Não houve intervenção do público. 
Os membros da assembleia não apresentaram propostas. 
Intervenções: 3 pelos membros afetos ao PS. O grupo do MRCCS não se pronunciou. 
(*)GRUA – Grupo de Ação para o Desenvolvimento de Canas – fundada na década de 90 do séc passado.