quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Presidente da Junta recupera e dirige a Assembleia Freguesia


Teve lugar no dia 11/12/2010,mais uma sessão ordinária da assembleia de freguesia, convocada ao abrigo das normas para uma sessão extraordinária. Iniciou-se pelas 21,20 h após a chegada, como já vem sendo hábito, do penúltimo elemento da maioria, sendo incerta a vinda do último e não correndo o risco de iniciar a sessão com 3 membros do mrccs, enquanto a oposição tinha 4.

No período antes da ordem do dia, os elementos do CIM agradeceram a maneira, diga-se que prestimosa, que a mesa usou na resposta aos pedidos que tinha feito e à junta o convite para a ceia de natal.
Sugeriram á junta que na substituição de meios fios que vão fazer na rua do comércio, arrancassem a árvore que está no passeio junto á capela e a colocassem no adro da capela, devolvendo o passeio aos peões. O presidente da junta não gostou da iniciativa(quase estalou o verniz), disse que não era apologista de arrancar árvores e no seu melhor propôs que se votasse a questão, ainda com o Presidente da Assembleia confuso, interveio e mandou o público pronunciar-se (???? Sobre um assunto da ordem de trabalhos). A partir daqui acabou o que parecia ser uma sessão da assembleia, com o Presidente da Junta a dirigir completamente a reunião e a dissertar num discurso redondo sobre as obras que se iam fazer ainda que a câmara tivesse colocado no Plano de Investimentos o valor de € 1. Enquanto iam permitindo a intervenção do público entretidos a discutir a árvore no passeio da capela, mostrava um papel ao presidente da assembleia e riam-se, papel que agora se sabe, continha e criticava os valores que a câmara pôs no GOP para as obras de Canas assinado pelo mrccs. (?)

Tempo para falar na situação da falta de médicos no posto de saúde em Canas, que após a reestruturação, resultou uma incapacidade do mesmo garantir o socorro que as pessoas necessitam, uma confusão em que os doentes são mandados para Tondela, numa estrutura sem equipamento; sobre a matéria disse que está a acompanhar e já foi a reuniões, ele e o Presidente da Assembleia.(Mais intervenção do público)
E lá continuou a dizer que a Misericórdia de Canas fica com os antigos escritórios da ENU Urgeiriça , que ele estava sempre em contacto com a EDM, dando a perceber que foi ele o autor daquele presente, escritórios que iam servir para instalar uma valência na área da pequena deficiência. Um dos membros do CIM interrompeu para corrigir e dizer que o assunto da misericórdia está apenas em análise, segundo informação que tinha obtido no director da segurança social Dr. João Cruz. da Seg. Social de Viseu.

A verdadeira questão sobre Canas, foi colocada pelo membro do Ps, à pergunta se o Presidente da Junta contribui ou participou na elaboração do GOP , disse que não, mas depois disse que as obras dotadas com 1 euro se iam fazer, 1 euro não queria dizer nada, no entanto revelou que estava dinheiro €175.000 para a casa da cultura e se lá estava era porque queriam fazer, acabou dizendo em jeito de reprimenda, que aquilo não quer dizer nada e as coisas não são assim como ela pensa e ainda antes de continuar os trabalhos distribuiu pelo publico o projecto da casa da cultura, que veio a verificar-se tratar-se de um esboço com uma rua, estacionamentos e loteamento que a câmara tem que fazer ao proprietário.

Por parte do CIM, a maior força da oposição, não houve qualquer proposta ou perguntas objectivas sobre Canas, agradeceram a entrega de alguns documentos que andavam a pedir desde a 2ª sessão.
Chamou a atenção ao CIM para que as próximas sessões sejam cordatas, que o ano que passou podia ter corrido de forma diferente

Sobre a aprovação do GOP e do Orçamento, um elemento do CiM questionou o valor de algumas rubricas, questões que teve o cuidado de complementar que até podiam estar correctas, ou seja: não foram perguntas
No período destinado ao público, um elemento do público pediu a palavra para justificar a outro que se tinha oposto à retirada da àrvore, e dizer que era a árvore do passeio não do adro da capela, mesmo assim “não estou de acordo, a árvore é precisa” estou a citar.
Uma sessão em que não surgiu uma proposta sobre Canas, com relevo negativo para os membros da maioria mrccs que MANTÊM O PLENO de NÃO INTERVENÇÃO E AUSÊNCIA DE PROPOSTAS.
De assinalar que o presidente da junta Não abandonou desta vez a reunião e a concórdia que houve, na condução e intervenção na sessão em 80% do tempo.

14 comentários:

Anónimo disse...

clap clap clap Professora Mafalda por este post.

Anónimo disse...

GRANDE ASSEMBLEIA

Anónimo disse...

não tem emenda possivel, o ditadorzinho com um jantar e mais umas coisitas..??? põe todos de cócoras

Anónimo disse...

ai o CIM! estiveram na assembleia?

Anónimo disse...

Foi memso bonito, e a noticia da Misericordia, o Presidente da Junta nem sabia o nome dado ao cargo máximo da Misericordia,valeu o secretário que lhe disse "O PROVEDOR"

Anónimo disse...

pois, mas quem queriam que dirigisse a assembleia?
o que sei e sempre foi assim, O presidente da junta é que manda na freguesia, quer seja junta, assembleia, cemitério, matadouro, mercado, esgotoooooso, etc, ah, piscina, bar do Sarafim, pavilhão do rossio.
Se na querem assim mudem a lei

Anónimo disse...

trabalhei na urgeiriça e os escritórios que agora dizem são da misericordia, são dos espaços mais contaminados da urgeiriça,

Anónimo disse...

são iguais, quem anunciou e quem está á frente da misericórdia

Anónimo disse...

trabalhei na urgeiriça e os escritórios que agora dizem são da misericordia, são dos espaços mais contaminados da urgeiriça,
...
hehehehe, deixaram de o ser desde que voçê saiu de lá.

Anónimo disse...

Não só, a escola primária é outro dos locais, mas não invalidou que as pessoas deixem ir os filhos para aquele lugar, pior ainda, é que isto é feito nas actividades de escuteiros.

Anónimo disse...

parabéns á representante do Ps pela coragem de confontar o presidente da junta, com a responsabilidade que tem pelas obras que a cãmara quer (des)fazer em 2011

Anónimo disse...

o CIM desapareceu, ouvi o presidente da junta dizer que eles até são porreiros, pronto, mas às vezes são mal aconselhados

Anónimo disse...

qual é o papel do presidente da assembleia?
saberá ele onde está?

Anónimo disse...

o CIM são do sistema, fizeram aquelas birras no inicio, mas no fundo são do aparelho no poder