quinta-feira, 12 de março de 2009

INTEGRAÇÃO ?




Quem tem que circular na estrada de nelas junto ao campo de futebol, logo a seguir às piscinas, dá com um conjunto de paineis (no muro do campo) contendo os brasões das freguesias.

Podia tratar-se de um acto normal alusivo às freguesias do concelho, não fosse a presença do brasão da Freguesia de Canas de Senhorim, com toda a carga histórica e actual, da emancipação a que nunca abdicou.

Sinais dos tempos?

Fim do movimento independentista?

Integração?


36 comentários:

Anónimo disse...

inacreditavel, só vendo, são duas Câmaras iguais, ora compare-se:

Câmara anterior-
Fonte luminosa, com nove quedas de água, cada a simbolizar 1 freguesia

Câmara actual-
Nove paineis de azulejos, cada com o brasão de 1 freguesia

São iguais na afronta, na humilhação, na distribuição de recursos.
Canas deve estar calada, a mordaça posta infelizmente por um elemento de Canas, descubram quem autorizou sem Canas saber...

Anónimo disse...

NÃO É POSSIIIIIIIIIIIVEL!...
Isto simboliza a capitulação!...
Ah!Pensavam que a Câmara de Asne-las não cobrava as obras-pó-de- arroz? e a "ajuda" ao Carnaval?.. Ora aí está a factura!... Nunca houve almoços grátis em Asnelas!..
É inacreditável o gozo da Douto- ra,do Manuel,B. Silva, Adelino, mm do Correia, o grande mentor desta política de "achincalhamento"!... Mas não há dúvida que os seus discípulos aprenderam depressa!...

*E agora? Que têm a dizer os defensores da presença de canenses na Câmara, mesmo em lugares secundários -únicos a que podem aceder??...

"mcraveiro" dixit

** Uma palavra para o falecimento desse grande jogador do Canas o José Santos de Santar, conhecido de todos como o Pêras e que foi por muitos considerado o MAIOR jogador do GDR nos últimos 35 a 40 anos!Essa lenda do futebol local chamada PAIS CORREIA assim o consi derava!...Um verdadeiro leão a jogar à bola, tal a entrega mas também a classe que irradiou por esses campos do Distrito de Viseu
!

Anónimo disse...

republicano e canense dixit:

ANEXAÇÃO é o termo mais exacto!...
Urge transformar este blog na RESISTÊNCIA DE CANAS!... Mas SEM CENSURA, nem vassalagem perante ninguém!... Mesmo que travestidos de sangue azul!....

Anónimo disse...

RESISTÊNCIA? ESTE BLOGUE NÃO É POR ACASO DE UM DOS MEMBROS DA JUNTA ?

TENHAM VERGONHA MOVIMENTALISTAS

Anónimo disse...

eu preciso de obras, oh

Anónimo disse...

nelenses e canenses novos nelenses, ou cristãos novos, o blog é da junta? ou melhor de um membro da junta, de dois membros da junta? se é, parabéns; só pergunto é para quando o site da Freguesia, até porque já teve, venha a informação, só conhecendo é que pode haver discussão dos assuntos

Anónimo disse...

inconformista said
Blog da junta?...Não me parece que seja relevante o facto do blo gue ser de A ou de B, interessa é afirmar-se em 1º lugar como um es paço aberto a todos os canenses e SEM CENSURA!... Já bastaram os 48 da ditadura salazarenta!... Em 2º lugar é de esperar que se consti tua num espaço de RESISTÊNCIA, face às golpadas preconizadas, por exemplo, por candidaturas apoiadas pelo "sangue azul", etc, etc...
Mais do que nunca temos de estar atentos às obras pó-de-arroz e aos interesses que lhe estão subjacen tes! Sob pena de sermos não só anexados definitivam/!Como ainda motivo de gozação dos Asnelenses!

Granito disse...

Caríssimo @Anónimo de15 de Março de 2009 20:03

Poderia explicarmelhor o porquê de escrever e em seguida colocar : " "mcraveiro" dixit " ?

Pelos vistos deu em confusão, pois em Canas de Senhorim hexiste uma pessoa com o nome de Mário Craveiro e parece que já foi olhada de lado por certas figurasde Canas, sem no entanto ter nada a ver com qualquer dos textos. Se possivel, agradecia que aclarasse as coisas!
Cumpr.

Anónimo disse...

interessante Granito, não tenho nada a ver com o anónimo de 15 de Março de 2009 20:03 "mcraveiro" dixit ",

a sua preocupação prova o espirito pidesco que o assola, contactou quem pensou que era para o mandar calar, fechou o mdcs,

esta gente dos anónimos fazem-no andar de pantanas de um lado para o outro, reutilize a justiça de fafe.

deixe falar Granito, VExa. nem é de nenhuma facção politica.

também não estou de acordo que o anónimo referido utilize aquele nome se não é, mas cabe ao visado desmentir.
Não leve a mal Senhor Granito, custa-me apenas as suas ideias.

Anónimo disse...

mais uma coisa Granito, essa da pessoa ser "olhada de lado" é mesmo o seu método

Granito disse...

Só para esclarecer:

@Anónimo de 27 de Março de 2009 12:34

Não entendo o porquê de tanto ressaibiamento da sua parte. Está muito enganado a meu respeito. A sua azia é deprimente, salta de blog em blog para atacar quem quer que seja, julga que conhece todos mas está muito enganado. Eu já caí no seu erro e olhe que me arrependi. Não é com vinagre que se apanham moscas. Além de indelicado da sua parte, faz julgamentos sem conhecimento de causa, enfim.

Quanto ao meu amigo Mário Craveiro, mais conhecido como "Linhas", ficou preocupado, pois já não tinha sido uma nem duas pessoas a falar com ele!
Apenas pedi um esclarecimento para dissipar duvidas, esclarecimento esse que continu-o a aguardar.
Cumprs.

Anónimo disse...

Granito, atacar, azia,
sempre gostava de saber onde o meu amigo ve ataques, sou é objectivamente contra mordaças,

volto a repetir que nada tenho contra a sua pessoa, já as ideias...


cumprimentos

Anónimo disse...

SantosCraveiro diz
Um pedido de desculpas ao nosso estimado Mário Craveiro pela envol vência involuntária nesta tentati- va de desmistificar os "pseudo-sal-vadores" dos canenses, mas que só procuram é a PROMOÇÃO PESSOAL!... Alguns já andam nisto há pelo me- nos 3 décadas, mas vão se servin- vindo de novos colaboradores que procuram "intoxicar" a blogosfera canense e não só!...Daí a URGÊNCIA da criação de uma nova RESISTÊNCIA face às últimas jogadas políticas!

* Realm/ é inacreditável o espí- rito pidesco k transborda de aklguns posts!...

Anónimo disse...

Tribuna de Canas

Urge retomar-se a publicação da Tribuna de Canas sem censura, mas com uma linha editorial de defesa intransigente de Canas, face aos cantos de sereia e às provocações vindas de Asnelas e não só!...
Claro que a manutenção de um jor- nal em papel, passe a redundância é um risco financeiro praticam/ inultrapassável!... Porque não a sua re-edição em forma de blogue?
*Aceitam-se sugestões...

Anónimo disse...

Reporter X
Claro que as obras pó-de-arroz se incluem nos cantos de sereia!...O povo, com a sua sabedoria milená ria, diz que "com papas e bolos se enganam os tolos". AsNelas preten de enganar-nos com esse tipo de obrazinhas...De incluir também as promessas reiteradas - sempre que cheira a eleições- da já crónica Casa da Coooooltura!

Granito disse...

Amigo @Anónimo

Em nome do Mário Craveiro, grato pelo esclarecimento.

Anónimo disse...

retire o castigo que ia dar ao Mário Craveiro, é da mais elementar justiça

Anónimo disse...

Para que haja MEMÓRIA

A morte de Fernando Amaral
(1925-2009)

Fernando Amaral foi Presidente da Assemb. da República, creio que por duas vezes, para além de ter sido Ministro num Governo do PSD.
O falecimento deste ilustre advoga-do de Lamego, salvo erro em Janei ro, passou despercebido na blogos fera canense!Mas que ligação teve este político a Canas?Tanto quanto julgo saber o Dr.Fernando Amaral, tinha familiares na Póvoa de Stº António, e quando foi Presidente da A.R.,digamos que foi sensível às pretensões autonomistas canen ses, apresentadas pelos dirigentes do MRCCS na altura, com o Dr.Edgar Figueiredo à cabeça e acolitado, entre outros, pelo Sr. Almeida (mais conhecido como Sr. Almeidi nha)e que era amigo do ilustre causídico e político. Estou em crer que foi das primeiras figuras do PSD a demonstrar simpatia pelo nosso desejo de autonomia.
Em face disso, a Junta de Fregue sia não pode ignorar esta persona lidade agora desaparecida.

Anónimo disse...

Viva a República

POLUIçÃO VISUAL EM CANAS

Há trinta e tal anos pôs placas com o seu nome em tudo quanto era sítio, agora vem com fotos gigantescas!...
* Que mal fizeram os canenses aos deuses para ter de suportar mais esta profanação!

Anónimo disse...

Para que haja memória

CÉSAR SANTOS LOPES
( 1925-2009)

Faleceu hoje, dia 9 do corrente, um dos heróis da Luta pela Restau- ração do Concelho. César Lopes,foi Presidente da Junta de Freguesia na década de 80 e o seu nome fica rá sempre associado à Luta de Ca nas devido a ter feito parte de um número restrito de canenses que fizeram "greve de fome" à porta da Assemb. da República. Este gesto verdadeiramente heróico num homem septuagenário ( na altura) calou fundo nos corações canenses e certamente ainda está na memória de todos.

* Esperamos que a Junta de Fregue sia não esqueça essa data heróica!

Anónimo disse...

grande lutador pela restauração do Concelho de Canas e simultaneamente pela instalação de serviços, caso de uma delegação da repartição de finanças, na instalação do Banco e luta por várias infraestruturas, MARCANTE sem dúvida, sem esquecer A TRIBUNA DE CANAS que resistiu heroicamente, mantendo ma linha editorial de independência e defesa de Canas.
OBRIGADO CÉSAR

Anónimo disse...

Luis Pinheiro a Concelho!!!

Anónimo disse...

ironia tem hora, concordo com a frase e com o ridiculo da situação

Anónimo disse...

Aoqueistochegou.com

MULTIUSOS para SANTAR!

Enquanto Canas tem obras pó-de-arroz outros têm obras a sério!...
Como é possível isto?...
Cadê o jurista da Junta?

* Quem desvenda o mistério do não aparecimento da autora da frase das "obras-do-pó-de-arroz" nos cartazes da poluição Visual ( ainda por cima Monárquica!)?... E cadê o aprendiz de feiticeiro?

Anónimo disse...

eh,eh,eh os ultras roem-se todos por novidades. E os Luises da Junta para quando num cartaz a servir de muleta ou burros de carga do Marques? O Luisito nem para isso. Está aposentado. Ainda lhe tiravam a pensão.

Anónimo disse...

@anonimo de 23 de Abril de 2009 14:02, também acho que o "Luisito" está "aposentado" porque não trabalha para as vossas tenebrosas ideias e actos, só que o malandreco não se aposentou de contrariar as vossas actividades que muito vão dar que falar, a ser verdade o que me disse, bem, alguém que vos ajude

Anónimo disse...

ANÓNIMO=CARLOS DAS SERRAS=LUIS GONÇALVES?

Anónimo disse...

ás tantas pelo paleio é, ou nada admira que seja o CHARLES na sua caminhada de "delfim", temos que aguardar, sou mais pelo 1º, o 2º é mais um serviçal que espera à porta da câmara (é mais mamão)

Anónimo disse...

não vamos descer de categoria, a substituir o Dr.LP que seja o Dr Charl...atão é na linha e da confiança da câmra de nelas e além fez greve de fome e esteve em outras lutas meio escondido meio à vista

Anónimo disse...

Periscópio dixit

Está explicado o mistério!... Qual gato escondido com rabo de fora!... Mas,realmente a nóvel candidata está de parabéns ao recusar aparecer na foto daquela equipa de "iniciado(a)s"!
LOL

Anónimo disse...

Voces sao todos uma cambada de otarios... Quando precisam que vos passem a mao pelo pelo chamam o "luisinho" nao é ? Quando ja nao precisam viram as costas e falam mal dele nas costas dele!! Que falta de humildade e coragem...

E uma vergonha como isto se tornou! Ainda estou para ver se por acaso ganhar essa lista, o que vao fazer? Lol , Empresas , elevam Canas a concelho, por amor de deus... Pensem e reflictam com a cabeça... Ao menos sejam honestos e frontais e nao falem so aqui nestes bloguezitos..

E repugnante isto...
Vir aqui e ver isto tudo, todos estes comentários, sinceramente que falta de ... sei la! Ora entao BOA SORTE PARA O GRANDE LUIS PINHEIRO..

Ah e ja que dizem que ele n faz nada, facam voces, mostrem-se homens e mulheres.. lolol
Isto ate da para uma pessoa ficar boquiaberta! So arranjam rivalidades, mal empregada terra para tanta gente mal instruida...

Anónimo disse...

Ao anónimo de 29 de Maio

Está ofendido? Por parte de quem?
Sabe o significado de honestidade, lealdade, educação,respeito? Não sabe. Tente saber com realidade como funciona a pessoa que defende, e depois sim, defenda-a se for o caso, se não cale-se.

Anónimo disse...

anónimo 29 de Maio de 2009 0:46

"...Empresas , elevam Canas a concelho, por amor de deus... Pensem e reflictam com a cabeça... Ao menos sejam honestos e frontais e nao falem so aqui nestes bloguezitos..."

é das verdades destes "bloguezitos" que fojes como o diabo da cruz, aplique-se, já há muito deitou a cabeça fora, quem pensa por si é o grande luizão, que triste figura andou a fazer nas manifestações, quer dizer, escondia-se quando aparecia a televisão,

se pudesses apagar tudo, pôe-te a pau, há muita matéria para ser divulgada, tens é que esperar,

eu espero que o Luis que tu chamas de Luisinho mande cá para fora muita coisa, Canas precisa de conhecer as vossas acções contra o desenvolvimento, ex: Parque Industrial, acessos, etc.

se falas mal dele, nem ele se preocupa, porque o incomodo que vos tráz é por ser uma pessoa honesta

Anónimo disse...

anónimo 29 de Maio de 2009 0:46

"...Empresas , elevam Canas a concelho, por amor de deus... Pensem e reflictam com a cabeça... Ao menos sejam honestos e frontais e nao falem so aqui nestes bloguezitos..."

é das verdades destes "bloguezitos" que fojes como o diabo da cruz, aplique-se, já há muito deitou a cabeça fora, quem pensa por si é o grande luizão, que triste figura andou a fazer nas manifestações, quer dizer, escondia-se quando aparecia a televisão,

se pudesses apagar tudo, pôe-te a pau, há muita matéria para ser divulgada, tens é que esperar,

eu espero que o Luis que tu chamas de Luisinho mande cá para fora muita coisa, Canas precisa de conhecer as vossas acções contra o desenvolvimento, ex: Parque Industrial, acessos, etc.

se falas mal dele, nem ele se preocupa, porque o incomodo que vos tráz é por ser uma pessoa honesta

Anónimo disse...

Aoquistochegou.com

"Esta democracia é uma miséria"

por Baptista-Bastos 03 Junho 2009
in DN

Não gosto desta democracia. Uma democracia que sobrevive através de subterfúgios, que se não preveniu contra as desigualdades sociais, antes as estimula, autoriza-nos a combatê-la sem tréguas, como imperativo de consciência e necessidade histórica. Desejava-a equânime, fortemente representativa, sem a moral indecisa e sem a implícita conspiração de uma classe que me repugna e se julga acima do mal e do bem. A democracia não é isto que a violência simbólica tem promovido, e a ausência de debate tem consolidado.

O discurso político é inassimilável, embora seja definível pelos traços essenciais das semelhanças de uns com os outros. Esse discurso apropriou-se, sobretudo, do lugar-comum, fruto de antigas e cediças tradições. Nada do que dizem Ilda Figueiredo, Miguel Portas, Paulo Rangel, Vital Moreira ou Nuno Melo suscita a mais escassa emoção ou o mais módico entusiasmo. O pessoal a quem se dirigem não os conhece, ou mediocremente dá por eles. A nitidez crescente desta ignorância popular faz dos "políticos" algo de criminosos, porque a eles cumpre não só esclarecer como evitar o declínio acentuado da democracia e a degenerescência de um regime que têm de ocupar o espaço mais amplo de definição.

Esta democracia é uma desgraça. E os protagonistas são pessoas inadequadas à construção da sua desejável e inequívoca grandeza. O que dizem reactiva, permanentemente, a colonização das mentes, porque o que dizem é baseado em velhos conceitos de exclusão do "outro". Esta democracia reflecte a debilidade de convicções morais de quem dela se diz paladino. O que por aí se vê de corrupção, de mentira, de fraqueza dos mecanismos institucionais, de hipocrisia, de inquietação social, resulta das enormes variações de carácter e de ideologia daqueles que abandonaram a defesa das específicas identidades partidárias.

O desfile de nulidades e de apparatchiks de que as televisões são palco constitui a afirmação de um tribalismo generalizado, que não comporta a esperança mas a resignação. Esta democracia é uma desgraça porque espicaça o despre zo, alimenta o ressentimento, in crementa o rancor e não conseguiu, em 35 anos, extirpar os odiosos fantasmas do racismo e da xenofo bia.
Tudo isto é muito mau: a mediocri dade dos dirigentes; a incultura e a ignorância dos quadros intermé dios; o culto da competitividade como modo e forma de triunfo; o apagamento da cidadania; a litur gia do dinheiro como expressão única de ascensão. A natureza profunda do envilecimento do regime encontra-se na péssima qualidade dos seus dirigentes. Esta democracia é uma miséria. Mas é minha. Também eu a construí (...)

Anónimo disse...

Terreno Minado dixit

SE ISTO É ASSIM A NÍVEL NACIONAL ENTÃO A NÍVEL LOCAL É A DESGRAÇA COMPLETA!

- Se não foi ainda descoberto petróleo na Câmara Municipal de AsNelas, como se justifica a exis tência de tantas candidaturas?...
Ainda por cima num contexto de crise mundial, com óbvias conse quências a nível nacional e, por arrasto, também a nível local...
Não se sabe o nível da dívida da Câmara, mas diz-se à boca cheia que 3/4 do orçamento é para pagar ao pessoal, incluindo-se nestes os inúmeros "afilhados" admitidos desde a intifada canense. Resta, portanto 1/4, que é bom de ver terá de ser distribuído por Clubes de Futebol, Bombeiros, Igreja e Centros Paroquiais, associações... Logo, nem sequer houve dinheiro para novas ETAR!...Só resta verba para rotundas e passeios!...As tais"obras- pó-de-arroz", na feliz expressão da pseudo-independente candidata à Junta de Freguesia de Canas!.
Neste quadro, não é preciso ser licenciado em Economia, para se perceber que sem dinheiro não há circo!... E, se houver pão para todos, já será uma espécie de milagre!
- É claro que a coligação local PSD/PP com o beneplácito inexpli cável dos PSD/ Canas e dos Joti nhas* bloguistas - ávidos de migalhas do poder!? - esfrega as mãos!...
- O PS com o Adelino Amaral e o Hélder Ambrósio, tendo o MV como estratego, ignoraram o Princípio de Peter, segundo o qual e,grosso modo,um bom sargento é quase certo que não dá um bom capitão, assim como um "bom vereador" não signi- fica que dê um razoável Presiden te, quanto mais "bom"...

- Quanto às candidaturas ditas in dependentes*, apesar de se servi rem de partidos tipo barrigas-de-aluguer o que as move verdadeiram/ é o revanchismo. No caso do Botas, o nosso inimigo fidagal, é eviden te o seu desejo de vingança sobre os seus correligionários que o abandonaram há quatro anos...
Quanto à candidatura pseudo-monár quica, dado que apresenta como cabeça de lista uma personagem com apenas três nomes, é uma candidatu ra com sabor a falso. Assim como também é falso que aquelas persona gens sejam monárquicas. Uma ou outra excepção apenas comfirmarão a regra! Basta ver os nomes ou mesmo olhar para as fotos!...
Curiosamente, tanto o cabeça de lista da candidatura do Partido Verde como o do Partido Monárquico estiveram unidos no Movimento (dito) Cívico de (AS)Nelas, o primeiro como mentor e o segundo como porta-voz, a meias com o inefável A. Minhoto, como todos ainda estamos lembrados...
MORAL DA COISA: é claro que Canas com amigos destes, nem precisa de inimigos!!!