quinta-feira, 1 de julho de 2010

1 de Julho de 2003-Criação do CONCELHO DE CANAS DE SENHORIM



Faz hoje 7 anos, 1 de Julho de 2003-1 de Julho de 2010, que a Assembleia da República votou favoravelmente a criação do Município de Canas de Senhorim, em seguida votava também a alteração à Lei-Quadro de criação de Municípios na qual tinha enquadramento Canas de Senhorim.
Era o culminar de uma luta demorada, pela autonomia e pelo desenvolvimento.
Canas de Senhorim tinha reunidas as condições de progresso, negadas constantemente pela sede do concelho de Nelas. Com toda a euforia, Canas, ainda em festejos, assiste incrédula ao veto da Lei-Quadro de Criação de Municípios, efectuada pelo então senhor Presidente da república Dr Jorge Sampaio no último dia do prazo- 31 de Julho de 2003, após pressão de alguns opinon markers como: Marcelo Rebelo de Sousa, Sousa Tavares, etc… com argumentos económico-financeiros, de mais despesa pública, mais cargos políticos, mais dificuldade para o País. O Presidente da República não resistiu, esqueceu-se mesmo, dos procedimentos que teve com Vizela e Trofa e entendeu ele, que os deputados estavam errados, tinha sido uma tarde menos boa (digo eu), contudo, ironia das ironias NENHUM concelho voltou a ser criado, o famigerado livro branco, deve estar a encadernar e o País entrou em recessão sem que tivesse sido, o factor criação de concelho, a causa da crise.
Certo certo, é que decepou as expectativas de um povo que se queria governar, que queria nortear o seu destino.

Extracto do Noticias da Trofa em 16 de Março de 2006
Jorge Sampaio:Um Presidente «sem brilho»
Publicado por Hermano Martins
“…De entre os vários diplomas que foram vetados politicamente pelo Presidente da Republica, esteve a lei-quadro dos novos municípios e que abria caminho à elevação de Fátima e Canas de Senhorim a Concelho, veto que valeu a Jorge Sampaio ter sido declarado «persona non grata» em Canas e que fez lembrar, àqueles que estiveram na primeira linha pela Criação do Concelho da Trofa, a intromissão perniciosa e quase fatal que Jorge Sampaio teve nesses tempos que ficarão para a nossa história colectiva”

Hoje, continua-se à procura de teses, de justificações, de demonstrações, de que há outras soluções para Canas, sem passar pela Restauração do Concelho,
Hoje, é dia de prestar homenagem à luta de restauração e aqueles que deram gratuita e sincera participação nesse objectivo, alguns já não estão entre nós.

18 comentários:

Anónimo disse...

obrigado por ter recordado um grande designio Canense.

to disse...

hoje vemos muitos Canenses autênticos "saltibancos" encostados à Camara de Nelas, a usufruir de vantagens pessoais, ofuscando a dignidade deste dia para Canas.
Espera-se da parte deles,que toda a gente conhece, a começar pelo presidente da junta, que LIBERTEM CANAS deixando de usar o seu nome para beneficio próprio.

Anónimo disse...

na próxima terça-feira o LP vai festejar, na reunião fantoche (onde mantem e engana meia-duzia de enganados) e dizer que está ali pelo concelho... de Nelas.

Anónimo disse...

não lhes chega a tremenda ofensa a Canas, que fica na história e ninguém vai esquecer, ainda usam os bens públicos e continuam nas suas comezainas e desvios

Anónimo disse...

a cambada de apoio a nelas está ausente dce Canas, hoje é um dia perigoso para eles

Anónimo disse...

Viva Canas de Senhorim sem aproveitadores

Anónimo disse...

xiu, que data é esta?
dá dinheiro? o LP e a Câmara DÃO

Anónimo disse...

os comentários neste blog são quase sempre de ódio contra luis pinheiro, os seus ex-amigos vêm aqui destilar invejas e vinganças e outras tantas idiotices. é pena porque o blog até tem um carácter informativo importante.
Zé Canas

Anónimo disse...

hehehehe vieram os anónimos todos do canas em peso para o concelho em peso...peso no seu melhor.

Anónimo disse...

anónimo, acho que a citação do LP é uma questão prática, ela representa uma facção, um grupo, que à semelhança dele conseguem alguns previlégios (farelo), algumas facilidades, umas côdeas,

entenderá que é mais fácil citar LP do que expressar aqui um conjunto de nomes.

De facto, esta gente a que Canas nada deve, contribuem para o seu "aporcalhamento" e saltam de festa em festa, já estão a pensar na próxima, além disso transgridem todas as regras de sã convivência, atropelam, para conseguirem favores.

São estes, a que eventualmente V.Exa pertence, que NÃO GOSTARAM NADA DO 1 DE JULHO DE 2003 no que ele representa,
-são estes que não dão qualquer valor a este dia, mas souberam colocar-se a jeito em 1 de Julho de 2003, PARA COMEÇAREM A FUGIR EM 31 de Julho de 2003.

Cump

Anónimo disse...

o luis pinheira com amigos? retires-lhes o uso de "coisas" que não são deles e vai ver onde páram os amigos
Ah!Ahhhhhh

Anónimo disse...

está muita coisa dita, principalmente, a julgar pelo silêncio sobre esta data, muitos não votaram na actual câmara porque ainda tinham vergonha,

se fosse hoje era uma votação a 90 % na CMnelas e no presidente da junta

Unknown disse...

acabo de passar os olhos por uma entrevista dada pelo EX-ACTIVISTA da restauração do Concelho LP no Canas em Peso,

ESTE senhor não tem vergonha, UM autêntico troca tintas, A CÂMARA NÃO ESTÁ A PAGAR-LHE, o empréstimo já foi aprovado

é nitido que este vendido e a sua equipa juntaram-se a Nelas para comer, mas se lhe cortam 5% já querem ROER A CORDA,
pergunto: será que alguém vai no engodo destes SUGADORES usando Canas

que credibilidade tem um individuo que é Contra Canas, volto a repetir APROVEITOU-SE E APROVEITA-SE,

isto com provas documentadas,

falar no Movimento e em reatar a luta com ele é RIDICULO

Anónimo disse...

DÁ pra imaginar que na Trofa e em Vizela também fizeram o mesmo,

os do Movimento juntaram-se a Guimarâes e a Sto. Tirso?

Canas é caso unico e ficaram baratos,
uns blocos, umas manilhas,etc...

Anónimo disse...

se ouve 1 de julho de 2003 deve-mo-lo ao Sr. Prof. Luís Pinheiro, essa é que é essa!

Anónimo disse...

tenha "juízo" sem ofensa, sabe-me dizer o que é que se deve ao Povo que séria e sem interesse andou nas manifestações?

sabe o que se DEve ao Povo?
éle LP e a sua trupe devem-lhe TUDO,

e sabe porque lhe devem TUDO, porque lhe tiraram falsamente TUDO.

Anónimo disse...

peço desculpa por estar a comentar aqui o post sobre a entrevista do LP no Canasempeso,(é um blog a soldo do Lp e das suas promessas individuais),

parece-me que as coisas quando deixam de vender precisam de publicidade, por isso o homem se desdobra a conceder entrevistas, é ao folha do centro, ao jornal do centro, e por aí em diante.


os verdadeiros Canenses estão desiludidos e envergonhados pelo roubo da identidade de Canas para FINS PESSOAIS. è uma entrevista de mentiras, é claro que ninguém lhe passa cartucho em termos de restauração do concelho, ele é visto na assembleia da républica como um BOBO e até é motivo de anedota entre os deputados, alguns da zona norte, relativamente a Vizela e Trofa, lamentam que o PR Jorge Sampaio não tenha mandado este BOBO dar uns cursos aos activistas daqueles movimentos, para venderem e acincalharem os seus objectivos.

Anónimo disse...

ele anda a abotoar-se e mais os seus. e o bobo é ele, eh eh eh