terça-feira, 6 de julho de 2010

Em tempos de crise -NOVA AVENIDA

Sessão da Assembleia de Freguesia, realizada em 25 de Junho de 2010.

A ordem de trabalhos não era atractiva, constava essencialmente da criação de uma avenida por redução da extensão de outra, ou seja criar a “designada Av. dos Combatentes” com inicio no monumento implantado na Av. dos Bombeiros Voluntários e fim na estrada nacional 234.
Suportada numa consulta à Direcção dos Bombeiros que “disseram que não lhes competia a eles pronunciarem-se”, o assunto posto à votação foi aprovado com os votos da maioria MRCCS (5) e os votos contra da oposição CIM (3) e PS (1), este assunto é uma mera proposta a apresentar à Câmara (matéria da sua competência). Às questões levantadas pela oposição CIM sobre vários temas, nomeadamente sobre um pedido do levantamento feito na zona industrial da ribeirinha (em tempos divulgado pelo presidente da Junta e mandado fazer a uma senhora que agora é secretária na câmara), o presidente da Junta disse que não havia levantamento e induziu a oposição a preocupar-se com a escola, concretamente com os mega--agrupamentos, isso sim, eram assuntos; estarem agora a fazer perguntas, quando ele estava bastante preocupado em “segurar” o agrupamento. A oposição disse que lhe competia acompanhar e questionar a actividade da autarquia e os assuntos de interesse para o desenvolvimento de Canas. O presidente da junta reforçou que não respondia às perguntas, que fossem perguntar à câmara; no meio disto tudo o presidente da assembleia não se dá por ele (tem medo de dizer algo que fira o presidente da junta).
Continua o público, “cirurgicamente” seleccionado a emitir opiniões sobre as matérias tratadas, quando se devia limitar a solicitar algum esclarecimento, ou apresentar questões sobre os temas tratados na sessão. Pronto, mas isto, é o comando indevido da sessão pelo presidente da junta, que objectivamente e com o auxilio do público hostil que convoca previamente, vai intimidando os restantes membros.
Questões como a Casa da Cultura, Zona Industrial da Ribeirinha e documentos pedidos não entregues, sobre o inventário da junta de freguesia, mapa de pessoal, cópias de actas e outras actividades da freguesia ficaram ostensivamente sem resposta, umas porque era a câmara a responder e outras porque estava preocupado com a escola.

De referir que as perguntas ao presidente da junta estão formalmente inquinadas, elas devem ser dirigidas à Mesa da Assembleia, que depois as encaminhará à junta ou a outros elementos da assembleia; isto constitui mais uma manobra anti-democrática do presidente da junta, que assim se substitui à Mesa e ao seu Presidente, que diga-se já sabe cantar a cantiga para as votações das propostas (quem vota contra; quem se abstem,..., embora olhe previamente para as ordens do presid.da junta).



13 comentários:

Anónimo disse...

À Direcção dos BV de Canas e o seu Comando competia a defesa da honra da Instituição. Não o fizeram o que é de lamentar. Mas o coronel mete medo a muita gente que não está para se chatear.

A Assembleia de Freguesia está como a freguesia - morta. Lamentável o estado a que Canas de Senhorim chegou onde parece que pouco se preocupam com ela, onde poucos ou nenhuns se dão ao trabalho de pensar um pouco e agir de forma nobre.

Anónimo disse...

se a Direcção e Comando procedeu dessa forma, é porque a homenagem quando da atribuição do nome à avenida, nada ou pouco significa para eles.

O medo que o Coronel inspira é relativo, agora o que é substâncial é o alhear intencional das pessoas com coerência e saber de Canas. O comportamento do coronel é tão rasca, é tão primário, que os verdadeiros Canenses têm vergonha da imagem que ele está a passar de Canas e afastam-se enquanto este "usurário" continuar a usar Canas para si e sua compª

Anónimo disse...

quem disse que não há obras?

aí estão e não fazem por menos, UMA AVENIDA

Anónimo disse...

Palhaçada de terra!

Quem te viu e quem te vê. Parece que o próximo objectivo é o MRCCS colocar um vereador na CMN. RIDICULO! Acho que o PSD se prepara para colocar um ministro no Governo, LOL

Anónimo disse...

Pode ser o ex-activista presidente da junta, por lei impedido de novo mandato,(na junta é fraca mas orienta-se), está a arranjar lastro para as próximas eleições concorrer à sua cãmara de Nelas,

aí vai ele começar a DIZER que já se fez muito, mas só estando lá se consegue mais (€ para o bolso).

Canas vive o maior ataque de sempre contra o seu desenvolvimento e principalmente contra a sua dignidade.

Anónimo disse...

espectaculo é este ditadorzinho a actuar na assembleia de freguesia, vão lá ver.

o homem quer ser vereador, vai ter que fazer umas manifestações e mobilizar a sevilhana espanhola para ir de porta em porta.

Ele devia convencer a actual câmara a demitir-se para haver eleições antecipadas

Anónimo disse...

Como é possível o Presidente da Assembleia de Freguesia ser um cavalheiro que considerava os canenses como "terroristas"?
...

Anónimo disse...

isso foi antes de ser pago e utilizar a igreja para beneficios pessoais. Ele exigiu o alcatroamento do acesso aos prédios que construiu e o muro da Av. dos Bombeiros (não sei se ainda é), E O PORTÃO ESTÁ ATRASADO

Anónimo disse...

quando estavam todos unidos a orientarem-se com o orçamento da junta não andavam aqui a roncar nos blogs

Anónimo disse...

meio certo anónimo, a orientação com o orçamento da junta foi para um, comprovadamente e, se quiser verificar esta última palavra, vá á junta e peça para ler os documentos, como actas, valores de transição, combustivel.
Nesta matéria ficamos por aqui,

quanto às actividades da junta, é legitimo falar, tão legitimo que as situações estão á vista,

portões, manilhas, blocos, muros, foram estratégias eleitorais que beneficiaram particulares com dinheiros públicos e nada acrescentaram ao desenvolvimento de Canas.

Orientarem-se é o que continuam a fazer incluindo(provávelmente) o caro anónimo.

Cump

Anónimo disse...

vou lá ver se me deixam ler as actas, do gas... já vi

Anónimo disse...

para os do contra, que diziam que não havia obras, aí está: UNA AVENIDA

Anónimo disse...

ir a essas assembleias é apanhar um colossal banho de fascismo