quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA –“levantamento de rancho”

Realizou-se a sessão da assembleia de freguesia em 30 de Setembro de 2010, marcada para as 21 horas, teve inicio 25 minutos depois logo que chegou o último elemento da assembleia da lista do mrccs.
Aberta a sessão e no período antes da ordem do dia, a oposição CIM pediu a palavra para dirigir à mesa um conjunto de questões que recorrentemente ficam sem resposta, reduzindo estas a escrito e que se prendem com o quadro de pessoal, com o inventário da freguesia, com cópias das actas das sessões realizadas e o “proclamado” levantamento da ZI da Ribeirinha; solicitou ainda informação sobre o valor gasto com as festas realizadas pela freguesia –Canas em movimento_Junho 2010, homenagem ao Dr Edgar, feira medieval, Barracão/cobertura para arrumações.
Apresentadas as questões, os elementos afectos ao mrccs voltaram a não colocar qualquer assunto (como é habito), o presidente da assembleia entendeu dar a palavra ao presidente da junta. Este começou por dizer que não sabia se devia responder, porque as questões foram colocadas à mesa e não a ele, mas lá decidiu dar não respostas e elevar o tom de voz, considerando que havia assuntos mais importantes, não foi capaz de elencar um único valor dos gastos que lhe foi pedida informação, nem garantir a disponibilização dos dados pedidos por escrito. Passou de seguida a comunicar a preocupação com a taxa de ocupação do cemitério, não imaginava que o ultimo aumento se esgotasse tão rapidamente (aquele que teve o episódio do caixão com uma coroa de toijos à porta da câmara) e um assunto relativo à dependência administrativa/funcional de alunos de Carvalhal para o agrupamento de Canas, para na sequência de proposta e sua discussão retirar a mesma, com a oposição disposta a apresentar uma proposta igual e a votá-la. O presidente da assembleia olhou e recusou a eventual proposta do cim e sugeriu passar ao ponto seguinte, actividade da Junta de Freguesia, foi aqui que o presidente da Junta disse que não respondia a nada e abandonou inesperadamente a reunião, visivelmente irritado e perturbado, deixando o presidente da assembleia a apelar ao seu regresso.
Houve ainda a intervenção do público, intervenções que o secretário da mesa entende não deverem constar em acta.

44 comentários:

Anónimo disse...

a coisa está a ficar preta

Joe Rivera disse...

O meu comentário sobretudo para felicitar o autor deste blog. A coragem bem como o realismo que relata as AF são caracteristicas de um jornalismo de qualidade.
Numa terra com as particularidades de Canas de Senhorim, poucos, muito poucos têm a ousadia de fazer um trabalho tão sério como o seu.
Porque tambem sei que as repercussões (negativas) deste género de criticas são inevitáveis sobretudo num meio pequeno como é Canas ainda mais valor dou aos seus textos.
Resta-me para lá do agradecimento pedir-lhe que continue (sem nada mudar) na "cobertura jornalistica" das AF e evidentemente de todos os problemas/assuntos da JF.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

temos em público a "acta" da reunião da assembleia? o que se passou lá diz respeito aos presentes, devia ser no lugar que se discutem as coisas e não cá fora,

Anónimo disse...

eih que espectaculo dado pelo presidente da junta, espectaculo pobre

Anónimo disse...

caro anónimo de 7 de Outubro de 2010 14:41

Começo por dizer-lhe que as sessões dos orgãos deliberativos das autarquias locais SÃO PÚBLICAS e os Canenses e outros interessados, não devem alhear-se dos assuntos da freguesia, pelo contrário, só estando informados, podem participar, por outro lado, deve enterder-se que as oposições têm papel fiscalizador e potenciador das actividades que o executivo se propôs realizar,

Cump.

Anónimo disse...

até que enfim o presidente da junta começa a ocupar o seu lugar na assembleia, é que ele não é membro da assembleia, nem pode dirigir e açambarcar as sessões da assembleia, portanto é correcto que as questões sejam colocadas à mesa, que depois responde ou pede a intervenção do presidente da junta; bem estes procedimentos são elementares no funcionamento de uma reunião.

Anónimo disse...

Canas escolheu, toda a gente sabe que o presid. da junta lida mal com o contraditório, com ideias que não sejam suas, com criticas, etc, disfarçava muito bem, mas á medida que o tempo passa e pelas suas acções confirma-se o que ele persegue: vantagens pessoais e para os sequazes, sendos os interesses de Canas secundários

Anónimo disse...

anonimo(a) das
"tal e tal"
o que se passa lá dentro é e deve ser publico, tal como o que se passa dentro da Assembleia da Republica não diz respeito só aos que lá estão mas a nós todos, percebe? Fica-lhe mal escrever/dizer ou pensar assim ainda mais vinda de alguém com responsabilidades pedagógicas.

Dedique-se a ler a Constituição da Republica Portuguesa, vous comprenez??
Le refroidir.
Quand vous parlez ne dis pas de telles bêtises. Il est mauvais pour vous.
Apprendre.

Anónimo disse...

não fui à assembleia, mas o tal de "levantamento da ZI da Ribeirinha" correspondia ao levantamento dos terrenos, dito pelo presidente da junta, em resposta às afirmações que em Março de 2009, davam conta que não queria e tinha votado contra o investimento naquele parque;
também por palavras dele, disse que tal levantamento estava a ser feito pela titta(carinhosamente conhecida como doninha) que hoje é secretaria do vereador.

Anónimo disse...

eu estive presente e o tal "levantamento de terrenos" que o presidente da junta disse em público que estava a ser feito pela dita senhora, NÃO EXISTE MAIS, ou por outro lado, responde que não tem fotocopiadora ou plota para dar o desenho,
só que o levantamento da altura era a relação de proprietários dos terrenos,
ora a câmara, está cansada de saber quem são os donos e o tal levantamento foi uma fraude pré-eleitoral que nunca existiu

Anónimo disse...

LASTIMOSO, tantas foram as "trauliteirices"
porque NÃO divulgaram isto a seu tempo?

Anónimo disse...

Pareceu-me ouvir comentar que o Presidente da Junta queria apresentar uma moção sobre assuntos extra-freguesia?
Porque não o deixaram?
Deixassem.
Ridículo, deixassem-no cair no ridículo.
Não o protejam, exponham-no, há muito tempo que o Rei vai nú.

Anónimo disse...

o presidente da junta quer fazer das pessoas "burras", desta vez e é mais uma vez voltou a estrepar-se,

está visto que ele está a milhas dos interesses de Canas, LÁ PENSOU QUE ERA como nos comicios com o micro, "quem quiser falar, o micro está á disposição" mas tudo estava preparado para avariar.

Sempre pode fazer como na Junta do anterior mandato, NÃO APARECE, FALTA e pelos vistos resultou, fizeram obra.

Anónimo disse...

o secretário da mesa é um casestudy, a última que lhe tinha ouvido, também a propósito de uma acta que lhe foi pedida, era que a ACTA ERA PUBLICA MAS NÃO PUBLICÁVEL (ainda hoje ando às aranhas a tentar perceber este tremendo pontapé na lei)

Desta vez, diz que a intervenção do público não deve constar em acta, pergunto:
será que o presidente da assembleia DÁ POR ENCERRADA A SESSÃO E SÓ DEPOIS É QUE DÁ VOZ AO PÚBLICO?

e o presidente da assembleia ainda não percebeu que a sessão da assembleia começa à hora marcada na convocatória e NÃO QUANDO CHEGA O ULTIMO MEMBRO do seu grupo mrccs?

Anónimo disse...

há presidente da assembleia?
naquela assembleia há oposição CIM e Ps e presidente da junta
tudo o resto não abre a boca

Anónimo disse...

Fala-se, ouve-se que o telhado da Beiracer, instalada na zona industrial da Ribeirinha caiu esta noite com o temporal?

Anónimo disse...

perguntem ao Lp presidente da junta, empurrou a Beiracer com as duas mãos para nelas

a Junta nem buliu, sim porque o presidente da junta não é a junta, infelizmente podiam ser dispensados, o presid. da junta decide por vocês e comunica-vos um mês depois, quando já tudo está feito.

Anónimo disse...

Mas então não foi o manuel marques que disse ao jornal de nelas em primeira mão que a beiracer ia para canas?
E agora está-me a dizer que a beiracer está em nelas?

Anónimo disse...

é verdade, o manuel marques fez essas declarações ao jornal, também as fez em 2008/2009 dizendo que a câmara, se alguma empresa se quisesse instalar, compraria de imediato os terrenos, há cópias dessas intervenções nos jornais e também do presidente da junta que ajudou a câmara ao declarar que estavam a fazer um levantamento dos terrenos (o celebre levantamento feito pela d. titta, que nunca apareceu, porque não existe), A DIFERENÇA FOI que nessa altura a Junta (excluindo o presidente Lp) reagiu publicamente contra essas noticias fraudulentas e eleitoralista com elementos de prova.

Foi dado conhecimento inclusivé de uma resposta da câmara a negar terreno para instalação de firma, mesmo assim os Canenses adormecidos não quizeram prestar atenção ficando absortos, enquanto os usadores de Canas levavam o seu plano de destruição de Canas avante,
como alguém dizia "é a vida, é a vida"

Anónimo disse...

meu caro anónimo engana-se "não é a vida, não é a vida"

é mais o facto de estarmos moribundos.

Anónimo disse...

CORJA DE MENTIROSOS

Anónimo disse...

mentirosos? quem?????
diga, desembuche, esteja à vontade

Anónimo disse...

factos e fundamentos são terriveis, nestas situações vale mais nada contrariar.
Não estou a fazer qualquer esforço ao acreditar no que se diz, é demasiado evidente

Anónimo disse...

EIH lá, isto está a doer a alguém

Anónimo disse...

então os senhores querem os numeros das festas?
eu sei quem tem esses numeros.
são assustadores. a junta gastou zero.
os proximos capitulos deste filme são verdadeiramente incriveis.
como é possivel gastar tanto dinheiro?

Anónimo disse...

Ó Cingab é muito feio vires defender o "chefe" no anonimato

Anónimo disse...

isto está a melhorar, é algum progresso, já respondem, gastaram "ZERO"

por causa de uma resposta tão simples, o presidente da junta ABANDONOU a assembleia tão ZANGADO??

caro anónimo de 13 de Outubro de 2010 02:40, o número que indicou viu em algum documento? aH!aH!aH!

Anónimo disse...

vai muito além do zé correia, o presidente da junta e seus "muchachos" julgam poder e dever esconder o que é público,
escondem o que gastam na actividade da junta, escondem a situação das piscinas, escondem Canas.
OBS: a d.titta está a ultimar o levantamento da ZI da Ribeirinha, já deixou escapar a BEIRACER

Anónimo disse...

Quem tem que saber os valores que foram gastos, pela Junta, nas festas de canas em movimento são os elementos da Assembleia de freguesia.

Anónimo disse...

não, não são os elementos da Af são os CANENSES, percebeu? Para poderem escolher com conhcimento de causa. Voc~es são como salazar, o povo burrinho é que vos dá jeito.

Anónimo disse...

naquele momento eram os membros da assembleia e por a sessão ser pública, quem a ela assistia.
Nem era preciso pedir,
um dos pontos da ordem de trabalhos era. "actividade da junta de freguesia"

aqui o presidente da junta deve por escrito, informar a assembleia sobre as actividades da junta, sobre a situação financeira;


mas sabem o que ele fez? Ocultou, desviou, MAS, pior que isso, MANDOU CALAR,

ERA visivel a expressão de pânico nos membros da assembleia do mrccs, tal era o estado do "chefe"

Anónimo disse...

vejam quanto gastaram, mas também quanto cobraram;

experimentem saber quando cobraram nas piscinas.

Anónimo disse...

É um atentado à democracia a Junta de Freguesia não dar informações à Assembleia sobre os pagamentos da festa de Canas em Movimento. Este procedimento dá razões mais que suficientes para ser feita uma sindicância à actividade da junta.
O que as pessoas não sabem é que o dinheiro gasto nesta festa, com o dinheiro dos nossos impostos, dava para comprar uma boa ambulância para os nossos bombeiros. O país está à beira da falência e continuamos com estes festins que vão ser pagos com lingua de palmo.

Anónimo disse...

Anonimo das 2:33
Será assim tanto dinheiro que daria para pagar uma ambulância?

Anónimo disse...

uma ambulância custa cerca 35 000 euros, não é?

então as festas do canas em movimento davam para duas.

fiquem a saber!

Anónimo disse...

wath????????????

Anónimo disse...

há alguma leveza de quem indicou o suposto valor da ambulância, também põe ponto de interrogação (?),
aqui o que interessa é a racionalização e prioridade dos gastos públicos e eu, optaria claramente por uma ambulância

Anónimo disse...

Tanto quanto sei os Bombeiros têm levado ZERO de subsidio.(dizem que estão a guardar para quando for preciso pagar os 30% do quartel).
Há dinheiro para o GDR e o Vale de Madeiros pagarem a profisionais da bola, mas os Bombeiros continuam a ver navios.
Caros Bombeiros, por quem tenho grande admiração, REVOLTEM-SE com esta corja.
Exijam aquilo a que têm direiro.

Anónimo disse...

S_craveiro write:

Câmara de Nelas vira faroeste!

Afinal as agressões a murro, a mistura com insultos e cinzeiros pelo ar, parece que compensaram. O SLNelas afinal ressuscitou. Pelos vistos não foram só os mineiros no Chile!
No último domingo apresentou uma equipa e até ganhou ao Silgueiros.
Ora de onde é que veio o pilim? Pergunta desnecessária. Mas há mais. Segundo o Jornal Folha do Centro fica-se a saber que a CMNe las "doou"(?) na década de 80,um terreno ao SLNelas que agora, ape sar da escritura ainda não ter si do consumada, serviu de garantia para a regularização da dívida do SLNelas à Segurança Social.
E o que faz a oposição, neste caso, do PS? Quase que apostava em como não sabiam de nada e mesmo que soubessem!?...Pelos vistos o romantismo também é a nota dominante!

Anónimo disse...

aih revoltem-se, os canenses (a actual maioria...) esperam lucrar pessoalmente com a situação, as instituições e a própria terra são secundários,

como dizia um amigo meu de um jornal, " deita-se um OSSO, abanam a cauda e ..."

Anónimo disse...

romantico ma non troppo.com

Percebe-se agora o porquê da CMNelas ter tantos vereadores a tempo inteiro e não sei quantos acessores mais um secretário imposto pelo PSD/Viseu. São todos antecâmaras das agressóes verbais e mesmo físicas, bem como servem para evitar que os cinzeiros atin jam a Srª Presidente, bem como o Presidente-Adjunto!...
Mais valia então contratar 2 segu ranças privados, ficava muito mais barato aos contribuintes!
Ainda por cima, estando a oposi ção oficial representada por dois con tabilistas, não se percebe por que não há relatórios de contas so bre o quanto custa aos munícipes os honorários daquela gente toda?!
Era aúnica maneira de sobrar al gum, por exemplo para os Bombeiros Não sei o que se passa com os de Nelas, mas os de Canas queixam-se que não vêem o padeiro há montes de tempo...

Anónimo disse...

ó pá os BV de Canas não se incomodam vais-te imcomodar tu?

Anónimo disse...

estão todos de cócoras,
dizia o Manel Marques "distinto" vereador que o presidente da junta de Canas, disse várias vezes, ser mais canense que o melhor Canense.

Anónimo disse...

andaram estes bacocos canenses a fazerem figuras de parvos,
a mim nunca me enganaram, queriam era mamar
e não ficam caros, uns ossos..