sábado, 18 de dezembro de 2010

Informação da rua


20 comentários:

Anónimo disse...

é uma vergonha no centro de Canas não se alargar um caminho com 3 metros de largura e aproximadamente 50 m, caminho onde mora um nosso conterrâneo que tem necessidades especiais,

e que por falta de seriedade politica surjam desculpas e se lance a culpa para o lado.

Anónimo disse...

qual a solidariedade do CIM? é de estranhar que tenham ficado calados com o caso e aceite a desculpa dada pelo presidente da junta na assembleia

Anónimo disse...

Canas não é Sucupira, mas parece!

Trata-se de um caso de révanche política! Como o cidadão em ques tão, portador de uma doença dege nerativa que o impede de se loco mover por meios próprios, teve a coragem cívica de aparecer na lis ta da oposição ( mais NIM do que outra coisa,mas adiante!), é só obstáculos!... Dissesse ele ámem a ver se o problema já não estava resolvido?... Então se arranjaram muros e portões prós "amigos laranjinhas"...

Anónimo disse...

s_craveiro

Parabéns ao autor do blog pelo exercício de cidadania activa em denunciar este e outros atropelos democráticos a que os canenses vêm assistindo, em particular desde que o saudoso Dr. Edgar Figueiredo adoeceu, doença essa que culminou no seu falecimento como ainda está
na memória de todos!

Anónimo disse...

ouvi falar que a culpa da rua do "roque" não ser alargada era devido a um inquilino de uma casa que não deixava,
fiquei naturalmente indignado, mas agora, através deste desenho revejo a minha posição, felizmente que não me pronunciei publicamente, teria cometido uma injustiça

Anónimo disse...

não foi o CIM que levantou a questão, foi o presidente da junta que falou e pareceu pelo silêncio,que o assunto não é nada com eles(?),

bem! outros tempos...

Anónimo disse...

tanto bla bla bla, está á vista a manobra daquelas 2 ruas, vejam bem quem lá mora,

são estas as pessoas solidarias da igreja

Anónimo disse...

paguem os terrenos para alargar, em nelas também pagam,
na rua da fonte da cruz também pagaram e não foi pouco

Anónimo disse...

pelo que percebo o presidente da junta exerceu a sua vingança, mas em tempos natalicios e com "forte"pressão do grupo que o apoia, creio que vai deixar a câmara fazer a obra
Bom Natal Tó Zé

Anónimo disse...

prosa.net

Isto não se trata de prendas nata lícias nem de pressões dos laranji nhas de Canas, mas sim de um caso de Justiça. O cidadão portador de deficiência motora tem direito a ter acessibilidade para a sua resi dência e compete à Câmara Munici pal criar essa acessibilidade, sob pena de poder ser acusada de des criminação. Tanto quanto me é dado saber a(o) Presidente da Câmara/MM r- o krido "irmão" dos últimos 5 anos, do nosso (salvo seja!) Presi dente da Junta, pelos vistos, comu nicaram ao Provedor de Justiça que não tinham verba disponível para realizar a obra.
* Não se percebe é a falta de solidariedade dos juristas do CIm!
É caso para dizer que com amigos destes...

Anónimo disse...

alguém me disse um dia, após demorada conversa sobre actividade autárquica, "tudo isto é feito com cedências de um e de outro lado"..

como eu não compreendo a posição (silêncio) do CIM

Anónimo disse...

o provedor de justiça é irrelevante, apenas aconselha, esta gente (câmara e junta) ultrapassa a lei pela esquerda, pela direita, pelo lado esquerdo, pelo lado direito, etc. se for caso disso.

Anónimo disse...

sousa_craveiro

ANO NOVO, VIDA VELHA!
O Provedor de Justiça - o Ombuds man do sistema alemão - não é tão irrelevante, como pode parecer. A prova é que "obrigou" a Presidên cia da Câmara de (As)Nelas a res ponder. Claro que a resposta foi do género: não há verba.
Da parte do actual presidente da Junta não há nada a esperar, uma vez que se "pôs de cócoras", peran te o Poder de Nelas!Agora a ques- tão remete para o papel da oposi ção. O CIM embora tenha tido uma génese adulterada, teve o inegável mérito de trazer gente nova a inte ressar-se pelos problemas da nossa terra mas, pelos vistos, ainda não acertou com a música. Digamos que são uma espécie de banda de gara gem, ainda em ensaios,que não quer tocar a pimbalhada com que o Presi denta da Junta nos inferniza já há não-sei-quantos-anos, mas não têm sido capazes de apresentar um estilo próprio, daí o NIM ser a nota dominante, mesmo neste caso do Sargtº Rosa Mendes que até é correlegionário!
Em democracia "a oposição é que faz o bom Governo", daí ser tão importante estar no Governo como na Oposição! O CIM ainda não o entendeu, ou então têm medo!. Mas, quando se lê os elogios - provoca tórios, diga-se- do editorialista do Jornal da Paróquia à actual Câmara e às anteriores do PSD (claro!), bem como os elogios à feira da vinhaça, percebe-se que afinal a coisa não é assim tão inocente. O descaramento, a lata e a sem-vergonhice do Presidente da Junta já tem seguidores entre nós...

Anónimo disse...

apareceu-me um papel deste na caixa de correiro e agora percebo o tremendo descaramento da câmara em dizer que não tem verba para alargar um caminho 3,5 m numa extensão de 50 metros, MAS TEM VERBA para pagar um espectáculo que não se realizou, a saber: "animação de rua pelo Vivarte nas festas de Canas em junho" € 22.500
quem assistiu a este espectáculo?

mas tem verba e considera mais prioritário financiar as festas de junho de Canas, com pagamentos prioritários ao festa brava

espectaculo!

Anónimo disse...

solidariedade e luta ao sargº Tó Zé, que este ano os algozes de Canas não maltratem os próprios Canenses e que o vendido dê ordens à câmara para arranjar uma verbazita para o requalificar o acesso,

se o fizer vaqmos prometer que a toponimia da rua será "Av. do meirinho de Nelas"

Ana Mafalda disse...

Depois de ler atentamente o post e os comentários urge fazer alguns esclarecimentos/considerações:

Em primeiro lugar não há, nem nunca houve qualquer força política ou cívica que tenha feito qualquer "demarche" no sentido de solicitar ou promover acessos condignos à Rua do Farol, senão o CIM, nos já decorridos 17 anos em que foi diagnosticada, confirmada e desenvolvida a enfermidade de que padece ao nosso muito estimado colega, Ant. José Rosa Mendes, a saber Paramilóidose.
As responsabilidades neste caso não podem nem devem ser imputadas apenas aos executivos em exercício!

Recordo que a Junta de Freguesia bem como a Câmara Municipal de Nelas, no passado mandato, efectivamente promoveram passeios e pavimentações várias em Canas de Senhorim, estrategicamente escolhidos.
Não se ouviu uma única voz (oposição, colegas do executivo) para que fossem preteridas as tais "obras" em favor do acesso que o Tó Zé vem por meios próprios pedindo Junto da CMN, Presidente da Republica, Primeiro Ministro, Governador Civil, Procurador Geral da Republica, etc, isto quando até se andavam a pavimentar pátios privados!

Casos prementes como este e outros foram sistematicamente olvidados!

Recuso-me a aceitar que foi prepositado ou um acto de vingança (seria mau demais) face à candidatura do elemento supra citado nas listas do CIM.
"Traz os amigos por perto e os inimigos ainda mais perto" passo a expressão, é um dos lemas de quem é sábio...

Mais, fomos a primeira lista de cidadãos que chamou a lugares elegíveis pessoas com manifestos constrangimentos de mobilidade, mas plenas das suas capacidades e funções mentais e sobretudo com disponibilidade.
Seria sem dúvida uma forma de serem chamadas à vida activa, a participar, a porem as suas capacidades ao serviço de todos, e acredito piamente que, pelo menos para quem conhece bem o Tó Zé, seria uma mais-valia para a Junta, para Canas e para a sua auto-estima e condição humana, caso integrasse o elenco executivo.

continua no comentário seguinte

Ana Mafalda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Mafalda disse...

Não me recordo que alguma vez outra força política tenha tido este espírito, nisto somos/fomos pioneiros!

Agora é bom de dizer, "nós também pensámos nele" ...

Meus senhores informo que, como o Tó Zé há mais, muitos mais, quer em Canas, quer em Vale de Madeiros, quer Póvoa de Stº Ant.º e até na Urgeiriça.
Há também imensos canenses na diáspora que podem, dado os seus conhecimentos, posição e influência interceder no sentido beneficiar Canas de Senhorim ou trazer-lhe benfeitorias (como outrora aconteceu) não fazendo necessariamente parte de forças políticas ou alarido dos cargos que ocupam, muitos estão sedentos de ajudar.
Estão esquecidos, desaproveitados, liminarmente rejeitados (por não estarem na terra) devido à nossa mesquinhez e desconhecimento.

O CIM vai continuar a desenvolver esforços junto da JF no sentido de propor as obras que considera necessárias e prioritárias para Canas de Senhorim e que têm enquadramento dentro deste órgão desafiando o Sr. Presidente da Junta a por à prova o seu alegado peso político.
Bem sei que na passada AF este assunto foi trazido à ordem do dia pelo Sr. Presidente da Junta e trouxe também dados novos que careciam de ser por nós apurados para que com responsabilidade passássemos ao contraditório! Não foi silêncio, foi responsabilidade.
Apurámos a sua natureza e obviamente faremos as diligências que considerarmos necessárias nos locais próprios, e neste caso em particular é a Assembleia de Freguesia e não outro.
Não deixámos de registar a atitude cordial e correcta, com que pela primeira vez desde que tomamos posse, nos foi dispensada pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia ao responder a todos os nossos pedidos de esclarecimento há muito pendentes.
O clima de normalidade e respeito mútuo que prevaleceu na última AF não é sinónimo de anuência e subserviência.

Reforço aqui que o CIM não executa perseguições políticas, nem intifadas pessoais contra ninguém, nem é sequer herdeiro das fracturas anteriores perpetradas por outras forças.
O CIM não está a soldo!
Discordamos das escolhas que são feitas pela CMN/JF, da forma, da substância, dos valores, dos modos, das prioridades, da falta de critério, da falta de zelo e de exigência na execução das mesmas.
Sofremos quando constatamos gastos supérfluos em detrimento de situações prementes, sobretudo quando ao fazermos contas verificamos que com o dinheiro desbaratado ter-se-iam criado certos equipamentos importantes e duradouros que nos beneficiariam a todos e se perpectuavam para as gerações futuras.

Enfim tudo aquilo que catapultou a nossa candidatura!

O CIM bate-se por projectos, por ideais e por valores, porque a nossa freguesia merece mais!
O paradigma que nos norteia é construtivista, responsável, ético e humanista.

Cumprimentos e um BOM ANO!

Anónimo disse...

o status quo é evidente, o tempo mostra e mostrará que em Canas, quem se atreve a pôr em causa o desempenho dos orgãos eleitos é apelidado de mesquinho, de vingativo, ou porque quer alguma coisa,
azar dos azares para quem assim pensa e consciência tranquila para quem diz sem nada ter em troca, apenas a satisfação de poder divulgar factos que incomodam (dada a sua veracidade) muita gente.

Anónimo disse...

um coisa é a ambição politica do CIM, outra é a resolução de casos urgentes e necessários que parecia nortear a ex-candidatura referida.
A construção deste acesso é da competência da CM Nelas com o dever de pressão permanente da Freguesia (junta e Assembleia) e de todos que se identifiquem e sejam solidarios com esta necessidade.

algo corre mal quando os grupos de pressão ficam calados, e um deles (junta)baralha o processo e tenta acabar uma rua lateral;

algo corre mal quando a Câmara instada pela Provedoria de Justiça , responde que não tem verba para 50 m de rua;

algo corre mal quando um grupo de pressão tem o dever e não reclama o direito de se fazer ouvir preferencialmente;

algo corre mal quando o grupo de pressão fica agastado, por a sociedade civil com recurso a qualquer forma de divulgação, SE FAZ OUVIR;

algo corre mal quando nos socorremos do passado para justificar NADA FAZER.

Ao Tó-Zé, ou melhor, a todas as situações Tó-Zé a minha solidariedade e a certeza que a pressão é justa e devida.