quinta-feira, 21 de abril de 2011

As Contas …, e Canas?

Vão realizar-se as sessões das assembleias dos órgãos autárquicos (Freguesia e Município) para aprovação dos documentos de prestação de contas referentes ao ano económico de 2010.
Destinam-se a avaliar as propostas de realização de investimentos insertas nos documentos previsionais GOP e Orçamento apresentados no inicio do ano e o que foi efectivamente realizado com os consequentes gastos, resultando daqui a apreciação politica ao trabalho dos executivos (Câmara e Junta).



Vai o senhor presidente da junta, membro da Assembleia Municipal, protestar pela não realização das obras que indicou à Câmara e que esta se comprometeu a efectuar?
Por ex: infra-estruturas da Zona Industrial da Ribeirinha; Ligação da rotunda da Boiça-Rotunda do Bombeiro; Rotundas da EN 234; Variante interna de Vale de Madeiros; Centro Escolar de Canas, Casa da Cultura, Etar da Ribeirinha, etc.



Já são conhecidos valores da conta do município que apresentam resultados negativos, € 2, 2 milhões de euros referente ao exercício de 2010, com uma divida acumulada de € 15 milhões.

Na Freguesia também se realiza idêntico processo, com a Assembleia de Freguesia a apreciar o desempenho da junta de freguesia ,nas intervenções que se propôs realizar.
Na prestação de contas de 2009 verificaram-se realizações de alguns melhoramentos de necessidade para a população, a pavimentação do bairro Tiago Marques, a pavimentação de passeios na rua Tiago Marques, a repavimentação da rua da estrada e a ornamentação da rotunda da boiça;



Vamos ter surpresas referentes ao ano de 2010?

34 comentários:

Anónimo disse...

o presidente da junta a contestar na assembleia municipal?

LOL deixem-me rir, então ele ia contestar as opções que tomou.

Anónimo disse...

foi assim ao longo dos tempos e continua a ser, todo o dinheiro gasto nas zonas industriais de nelas TEM contribuido com o apoio dos Canenses por Nelas para destruir o que seria a Zona Industrial da Ribeirinha.

Anónimo disse...

calma lá, que o tempo para a câmara deu para investir foi de 3 anos e temos que confiar no sentido espanhol das negociações.

Anónimo disse...

Dia 29 de Abril, vão ver o presidente da junta na assembleia municipal, a concordar com a câmara por não ter feito nenhuma obra importante (casa da cultura, centro escolar, etc...)

Anónimo disse...

Cá para mim, ele tem um contrato com a câmara,que consiste em :se eles não fizerem cá nada,eles ainda vão pensar se para as próximas eleições lhe arranjam um lugar nas LISTAS € € € € € € €

Anónimo disse...

os "nossos" representantes na câmara e na junta andam a dormir, esqueceram-se que foram eleitos para defenderem os interesses coletivos dos Canenses (freguesia),mas o que fazem é colaborar(através do silêncio) com a câmara para que nada se faça.

Anónimo disse...

Isto é que temos cá uns políticos a lutar pelos interesses da freguesia!Pior, nem no tempo do ZÉ COLMEIA!Aí já sabíamos com o que contar.Com estes, entraram com pésinhos de lã,e neste momento já se vangloriam de através do SINGLE e lacaios,pensarem que dominaram CANAS...

Anónimo disse...

Para a semana vai ser bonito de se ver:na assembleia da câmara o Luís Pinheiro a MALHAR neles por cá nâo fazerem nada.
Já na asemb. de freg. vai ser GIRO o CIM a fazer oposiçâo às más medidas(ou à falta delas);neste caso o Luís Pinheiro que se cuide!

Anónimo disse...

com a falta de dinheiro há o perigo desta gente (lp e cª.) abandonarem o barco, espero sinceramente que venha €€€€ rapidamente, venham as festas realizadas pelo festa brava e transfira-se graveto.

Anónimo disse...

No adro da Capela de Sâo Sebastiâo,as árvores crescem a bom ritmo.No cruz. da rua da Estaçâo com a Av. da Igreja as árvores de BETÂO implantadas nos passeios públicos,também já estâo bastante em CIMa (altas)!!...MODERNISMOS...

Anónimo disse...

Em certa medida,o 25 de Abril ainda não chegou a Canas de Senhorim!
Temos cá uns Ditadores que precisam de ser derrubados.Uma terra com tradições reenvindicativas não pode continuar subjugado a Tiranos ,que amordaçam o POVO . € .

Anónimo disse...

Canas tem o PS. Como sempre teve desde 25/04/1974. Por vezes Canas não percebe o PS, mas o nosso partido está sempre com Canas e por Canas.

A próxima luta será na Assembleia Municipal de sexta e na Assembleia de freguesia de sábado.

Canas pode contar com o Partido Socialista para derrotar o Movimento-LP e os vendidos do CIM.

Em junho começamos a dar a volta a isto!!

PS - O grande partido da esquerda portuguesa!!

Anónimo disse...

Canas tem o PS é um facto.No meu ponto de vista Canas tem razâo para nâo perceber o PS.
-Na opinião do anónimo( e espero que seja um quadro do PS) poderemos estar a assistir a uma viragem.
E daí concluir que o PS apoia as Reinvindicaçôes de: CANAS a CONCELHO.
(seja BEM-VINDO o Apoio do PARTIDO SOCIALISTA)!

Anónimo disse...

O "alegado" mrccs no seu melhor!
Clap, clap, clap.
Atacar os seus concidadãos.
Qd está marcada a próxima milícia?
Já foram ao Aires, ao Fininho, ao Barbado à Boiça agora quem se segue os elementos do CIM?
Agora com o patrocínio do PS?
Grande coligação PS/MRCCS.
Parabéns e muito sucesso.

Anónimo disse...

Não ilustre anonimo.
Este é o verdadeiro modus operandi do MRCCS.
Passam a vida a roncar mas irem à luta, é o vão.
Porque não vão à Assembleia da Republica, porque não marcam audiências, com os partidos, com o Presidente da Republica, etc?
É mais produtivo atacarem os seus congéneres, não é?
Força, força camarada luta!
Vocês ridicularizam a luta!
Ninguém vos leva a sério.
Só mesmo o LP para vos ter aturado.
ah! e agora o PS

Anónimo disse...

o Lp anda "derriado" com a falta do escorrega €€€€€, está a fazer uma resenha de pequenas intervenções, que vão render as costumeiras comissões, o povo "todos juntos por nelas" está em polvorosa

Anónimo disse...

anónimo de 26 de Abril de 2011 09:57

O vosso grande problema é a não erradicação do MRCCS, mesmo com a ajuda do ex- Lp, tal não é possivel porque se encontra dentro das pessoas que defendem a restauração do Concelho.
Depois há aqueles que naturalmente viram no momento próprio e também há aqueles que alinham na direcção do que está a dar.

O MRCCS sofre actualmente um ataque próprio do 24 de Abril, com a sua união todos juntos com nelas.

Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre disse...

Canas não entende o PS porque o PS nunca se explicou a Canas. O PS enquanto esteve no poder em Nelas apenas se preocupou com esse mesmo poder e nunca quis saber de Canas para nada. Bastava-lhe umas negociatas para que Canas fosse excluída do processo democrático. Os canenses, toldados por meia dúzia (leia-se MRCCS), anuiu a isso.

Agora que o PS não está no poder e quer, naturalmente, lá voltar diz preocupar-se connosco. Será mesmo assim? Gostaria de ver o líder a dizer de sua justiça, assumir os seus erros passados (não esqueçamos que nunca se manifestou contra o que o PS poder fez) e explicar a sua estratégia para o futuro e como é que tratará as 9 freguesias do concelho, Canas incluídas. E dizer de forma clara e transparente.

Se o Canas pode contar com o PS porque raio é que no processo, nado à nascença, do IC12 se votou como votou? Se assim é porque é que no que concerne ao Lar e aos Bombeiros havia algumas dúvidas?

Nesta questão de Canas e do seu estatuto no concelho só os partidos que nunca assumiram responsabilidades governativas é que são virgens. PS, PSD e CDS têm todos a sua cota parte de culpa. Todos têm tratado Canas de forma discriminatória. Uns mais do que outros. O PS de Zé Correia, com todos os seus colaboradores (não esquecer as abundantes transferências partidárias, notórias de falta de ideologia partidária e individual) foi o expoente máximo desse abandono, mas ela continua a verificar-se.

O PS, a meu ver, têm uma pequena vantagem no que concerne a isto. Sempre assumiu, se bem que por mera circunstancialidade, que era contra a restauração do concelho. Os outros prometeram e não cumpriram. Falharam clamorosamente e ludibriaram-nos com desculpas esfarrapadas para benefício de poucos. Águas passadas.

Cumprimentos

26 de Abril de 2011 12:44

Anónimo disse...

Depois do meu comentario de 25/4/11-22:45, fiquei estupefacto ,com os sucessivos que se seguiram.Vêm diversos culpados de várias bancadas,em grande estilo a atirarem "tiros"para os pés ,para o ar ou para qualquer lado!Só eles sabem a merda que têm feito(alguns).Julgam-se os maiores da cantareira!!(note-se,isto,sempre alguns.)

Anónimo disse...

Aqui está em 1ª mão, o presidente da junta de Canas, membro da assembleia municipal, aceitou o repto do post e vai QUESTIONAR a câmara na sessão da assembleia municipal de 29.04.2011 sobre a NÃO EXECUÇÃO do previsto centro escolar de canas com € 1.

Os membros da maioria PSD * mrccs_LP * CDS, já fizeram uma reunião e estão avisados da intervenção para inglês(canense) ver (distribuiram por cada um 1 par de rolhões de ouvidos para colocar quando da intervenção).

Este senhor e a sua "seita" do todos juntos com nelas,mandaram à câmara colocar 1 euro e agora HIPOCRITAMENTE vão perguntar

JÁ NÃO ENGANAM NINGUÉM

Anónimo disse...

ver as contas e fazer "contas"´devia ser um exercicio obrigatório para os nossos politicos, numeros são numeros mas dizem tudo, estes que aqui nos mostram são um exemplo da mentira, da trapaça, com que Canas é (des)tratada e com a agravante de serem os próprios Canenses os autores desta realidade;

foram e são eles que INDICAM à Câmara o que fazer, quais as prioridades, CONCORDAM com o adiar sistemático da satisfação das necessidades das populações, NÃO abrem a boca nos orgãos próprios a condenar tais procedimentos e juntos da população defendem a câmara por NÃO FAZER ...

enfim, temos que classificar a sua atuação como MERCENÁRIA e VENDIDA

Anónimo disse...

quem puder vá assistir à assembleia municipal de nelas, assistam à hipocrisia das justificações para o que não gastaram em Canas e,

principalmente, vejam o presidente da junta a defender a câmara

Anónimo disse...

nas contas da junta na despesa (investimento) nada a dizer NADA FIZERAM, ainda assim tentem ver: -quanto gastaram em material de tipografia;
qunato gastaram em combustiveis;
quanto gastaram em iluminações cemiterios;
quanto gastaram com a feira medieval (a câmara pagou a maior fatia ao VIVARTE);
quanto gastaram com eletricidade;
quanto gastaram com as festas de junho (a câmara pagou)etc...

NA RECEITA, perguntem qual o valor das entradas nas piscinas...

ficamos por aqui?!

crespo disse...

ao menos aqueles de 2009, os tais que por defenderem a causa de Canas (ex-colegas do regedor-presidente da junta) eram os maus, MAS gastaram € 30.000 em obras públicas -pavimentação do bairro dos pobres-
-repavimentação da rua da estrada-
-pavimentação passeios na rua Dr.Tiago Marques
-requalificação da rotunda da boiça


onde gastaram esses € 30.000 em 2010?

Anónimo disse...

Devem-no ter gasto na requalificaçâo ,dos passeios da esquina da Rua da Estaçâo com a Avenida da Igreja.

Anónimo disse...

por onde passam secam tudo: rossio, junta, RAC, piscinas e então aquele concurso de concessão, ganho pelo atual utilizador que foi o que OFERECEU (MAS NÃO PAGA) mais é escangalhar a rir

Anónimo disse...

escangalhar a rir? olhe que para quem concorreu não tem graça nenhuma,
só agora me apercebi da dimensão da trauliteirice e das manobras feitas pelo Luis Pinh dono da Grua,

como é que uma associação tem um dono? alguma vez apresentaram contas? ´
é uma vergonha o que se passa com estes senhores e o que fazem descaradamente

Anónimo disse...

ontem dia 29 foi a sessão da assembleia municipal de nelas, Canas,diga-se os "defensores" eleitos dos direitos de Canas nada disseram, o presidente da junta nem sequer apareceu, se aparecesse tinha que votar a favor da câmara,

é um atentado contra Canas a Junta defender a politica de não investimento da Câmara.

HOJE dia 30, na junta às 21 horas, vamos ver uma assembleia amorfa, subjugada às mentiras e desculpas do presidente da junta, a nada discutirem de interesse para canas, a não apresentarem qualquer proposta, a aprovarem umas contas que refletem a opção pelas festas.

Onde para a pressão que deviam exercer sobre a câmara?

Onde páram as promessas que fizeram aos eleitores?

Porque DESTRUIRAM a importância e capacidade de reivindicação dos Canenses?

Anónimo disse...

RETALHOS DE ARTIGO NO JORNAL I
As câmaras municipais estão em risco de ruptura a curto prazo. colapso financeiro e de deixarem de pagar salários e de cumprirem com os fornecedores.

"Relativamente a algumas câmaras temo o pior dentro de algum tempo em matéria de liquidez". E "o pior" pode significar o não pagamento a trabalhadores e a fornecedores. Com o agravar da crise financeira e o pedido de ajuda externa, há câmaras que podem entrar em "falta de liquidez, em incumprimento". Quando questionado sobre se há já autarquias em dificuldades para pagar salários,"ainda não há nenhuma nessa situação, mas temo que isso possa acontecer". Em causa está o facto de "algumas dezenas de câmaras serem tecnicamente inviáveis" e, logo, "vão precisar de uma intervenção específica".

Cada vez há menos impostos municipais, menos receita e mais pessoas a pedir auxílio", explicou ao i.

O risco de incumprimento por parte de algumas autarquias é assim real. E se as câmaras deixarem de poder pagar aos funcionários em breve? Se isso acontecer "não temos na lei uma solução". Ainda não há nenhuma autarquia que tenha entrado em ruptura de pagamentos mas o cenário parece próximo. O governante recorda que ficou pendente na Assembleia da República a lei da tutela administrativa mas que a solução não passa por "injectar mais dinheiro do Orçamento do Estado".

Apesar dos cortes nas transferências quer através do Orçamento do Estado quer depois pelo Programa de Estabilidade e Crescimento, as contas globais das câmaras do país mostram resultados positivos, de acordo com o Banco de Portugal. Mas isso é fruto de um país também ele a duas velocidades, que aponta que há muitas diferenças entre as autarquias. Ou seja, os resultados positivos de algumas autarquias sobrepõem-se aos negativos de outras, normalmente as câmaras do interior que dependem quase em exclusivo do Estado.

"Há dois terços dos municípios que estão de boa saúde financeira. Um terço tem dificuldades. Desse terço, metade pode sair das dificuldades e a outra metade é muito difícil", justifica . Para aqueles que entrarem em colapso, defende que se "impõem planos de grande restrição e austeridade". E se uma câmara cair entretanto? No limite, diz como exemplo, "podia haver a suspensão das eleições nesse município e a Assembleia nomear uma administração" até que a situação fosse resolvida. A redução do número de autarquias, tal como de freguesias, não é posta de parte como solução extrema.

Investimentos Se salários ainda conseguem pagar, há muitas autarquias que já desistiram de fazer investimentos. À diminuição das verbas do Estado, acrescem as dificuldades de acesso ao crédito. explica ao i que "os bancos também têm estado a apertar. Alguns têm dificultado o acesso e outros nem sequer dão resposta aos pedidos". Mas o acesso ao crédito é, segundo o presidente da , dificultado ainda pelo governo, que "atrasa autorizações. Há muitos investimentos que precisam da autorização do ministério das Finanças e estão lá parados sem nenhuma razão". Muitos são também candidaturas ao Quadro Referência Estratégico Nacional.

O adiar de obras é a consequência. "Há investimentos que não podemos avançar. Como houve uma quebra no imobiliário, houve também na receita", lamenta ao i. Também o autarca de, diz que "há muitas coisas que gostaria de fazer mas não vou conseguir". Apesar das dificuldades, o presidente diz que ainda paga "a tempo e horas" os ordenados.

Anónimo disse...

parecem-me ser se's a mais. As câmaras em dificuldades estão a colher os frutos das opções levianas de gastos de dinheiro para se perpectuarem no poder a qualquer custo,

o que têm a fazer é cumprir os objetivos da descentralização de poderes, atuando de forma prioritária no gasto das verbas, fazer funcionar de acordo com as regras uma câmara,

se está endividada que adote um plano para pagar a divida e que não contraia outras, ainda que nas próximas eleições sejam arredados do poder, que usaram abusivamente, sem que houvesse penalização atempada dos intervenientes.

Voltem a haver inspecções administrativas e financeiras ás câmaras, usem os mecanismos existentes na lei de controlo dos limites de endividamento e o controlo de investimentos fora das suas atribuições e competências

deixem os titulares politicos das câmaras de serem considerados sempre serviço, imputando todas as despesas que fazem ao municipio, carro ao fim de semana, etc..

discipline-se o uso dos bens públicos.

Anónimo disse...

assino por baixo este último comentário.

e tambem concordo com a parte do artigo que diz que em última análise seja nomeada uma comissão para gerir as câmaras em dificuldade

é o caso da nossa

que precisa que a salvem


fazem empréstimos e não pagam

adiam o pagamento encarecendo os juros


mas o que é isso ????


eles gerem mal

e todos nós é que pagamos


é correr com esta cambada que lá está

Sulfitíco disse...

Em parte discordo, pois esta câmara nâo é nossa e nem tem nada a ver connosco,senâo vejamos:
os investimentos sâo práticamente Nulos.Em asnnelas estâo a decorrer obras avultadas.

É o Centro Educativo,é um novo Troço da Variante,é a repavimentaçâo Completa da Variante, é passeios por tudo quanto é lado,é N Rotundas todas Jardinadas a preceito,etc.......

Em Canas e freg.em geral nada vezes nada com exc. de Meia Dúzia de Mosaicos na rua do Comércio, um carrinho de EStrume e uma carrada de Terra Contaminada que Trouxeram de ASNELAS para compôrem nâo sei quando os Tiângulos (do Hotel).

POR tudo isto se estâo Falidos,é só para as outras TERRAS.

FECHEM aquela espelunca enquanto é tempo.

AVANCEMOSpara lutar pela Criaçâo do Concelho de Canas de Senhorim

Anónimo disse...

esses politicos da junta e do CIM ainda são mais tenebrosos do que parecem ...