Fechar escolas levantou uma pertinente discussão sobre as vantagens e inconvenientes. Os governantes acenam com o interesse dos alunos no acesso a um ensino com as mesmas condições de aprendizagem substancialmente melhoradas, quer por novos e funcionais espaços, quer por uma melhor racionalização de meios.
Só que, o fecho feito com base em números sem ter em conta outras variáveis e fatores que lhe estão necessariamente agregados, não merecem a concordância das populações afetadas.
È obvio que as escolas que receberam o veredito do encerramento, devem manter-se abertas, até que se construa o Centro Escolar de Canas previsto na carta educativa do concelho de Nelas.
Esta solução não é mais nem menos, do que ir ao encontro dos princípios que o governo defende nesta reforma:
“O Programa Nacional de Requalificação da Rede do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar visa garantir a igualdade de oportunidade de acesso a espaços educativos de dimensão e recursos adequados ao sucesso educativo. Importa assim, dar prioridade à reorganização da rede de escolas, identificando, num trabalho de proximidade com as autarquias a recuperação ou construção de estabelecimentos de ensino…”