segunda-feira, 1 de março de 2010

BRINCAR COM A ARGILA? (Av. dos Bombeiros)

Por força do grande aparato com a inauguração do Parque Lúdico dos Valinhos, com uma vedação perigosa, para a natureza que querem dar ao espaço(a propria EDM depois de alertada, colocou lá uma placa de proibição de entrada), onde juntaram uma homenagem aos Mineiros, isto tudo no âmbito da requalificação ambiental de zonas uraniferas, impõe-se mais uma vez, chamar a atenção para a Av. dos Bombeiros Voluntários, situada em plena zona habitacional de Canas.

respeitem-se as advertências da entidade responsável


Considerada por um estudo da Universidade de Coimbra (encomendado pela EDM) cujos resultados saíram em 24 de Fevereiro de 2006, antes de pedido o mesmo em sessão pública de 2 de Março de 2006, como não perigosa para a saúde publica, muito embora, reconheçam que são resíduos radioactivos retirados da sua localização geológica original (eram a escombreira do poço 2).

Alguma tinta já correu sobre a matéria, o que levou um dos responsáveis pela contaminação – CM Nelas, a colocar ARGILA nas bermas da via, em metade da sua extensão, outra parte a Câmara cobriu com Pavé (pequenos blocos de cimento) e espalhou terras contaminadas que sobraram dos alicerces dos muros, pelos quintais confinantes.




















A acção (colocar argila), só é valida, por assim reconhecerem a contaminação, porque na prática e efectivamente, não é assim que se resolve o problema, era bom que a EDM (co-responsável em nome da ENU que autorizou a utilização do aterro) fizesse funcionar o seu saber e fosse à gravação da sessão de 2 de Março de 2006, onde se comprometeu a intervir na Av. dos Bombeiros.

Nesta via urbana vivem pessoas senhores responsáveis, que V. Exas., consideram não ter direito a ter um ambiente, igual ao que tinham antes do aterro e amigável para a sua saúde.

Nota-avalie-se também a incidência de casos médicos nesta via.

5 comentários:

Anónimo disse...

de facto é notável um parque lúdico com a entrada proibida

a avenida dos Bombeiros é um caso flagrante de desprezo pela vida das pessoas, + ou - grave o perigo está instalado, é uma potencial causa e acelerador de doenças graves.

Luis disse...

Nada de alarmes, parece que existe o problema a julgar pela argila espalhada,
a argila isola? então e o resto da via? e as escorrências para os terrenos contiguos?

com farinha e bolos se enganam os tolos, aqui é com argila.

Anónimo disse...

a EDM(ENU) devia assumir, foi quem autorizou a deslocação dos residuos

Luis disse...

está a argila a "dispersar" o radão?

a camada seguinte é terra vegetal?
depois é pavé ou ainda leva préviamente pó de pedra?

será que o pó de pedra não vai anular o efeito da argila?

e o escoamento dos taludes?

vamos ver a EDM e o poluidor Cãmara de Nelas a REINVENTAR um novo modelo de requalificação ambiental?

será um efeito da crise (penúria orçaqmental)?

Anónimo disse...

e as crianças que diariamente vão para a escola por cima desta lixeira?

Estaremos a ser irresponsáveis e atentar passivamente contra a sua saúde?